quinta-feira, março 14, 2013

Por que ''The Silver Linings Playbook" é simplesmente o filme perfeito?

Deixando a minha admiração pessoal por Jennifer Lawrence de lado, vamos encarar fatos, okay?

Por que "The Silver Linings Playbook" é simplesmente o filme perfeito?

***AVISO: Se você ainda não assistiu ao filme, pare por aqui! Esta matéria contém spoilers.***



Presumindo que você já assistiu ao filme, ou assim como eu adora ler spoilers, dou outro aviso, essa matéria será a maior que já escrevi aqui, mas isso é porque não posso resumir um filme como este em poucas palavras. Preparados?

The Silver Linings Playbook (O lado bom da vida, no Brasil) recebeu oito indicações ao Oscar, concorrendo nas categorias: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição. Vencendo apenas na categoria Melhor Atriz, graças ao talento de Jennifer Lawrence.

Respondendo a pergunta que dá título a matéria, vamos analisar alguns fatos;
→ A história original: escrito por Matthew Quick, o romance SLP traz uma trama incrível narrada por Pat  (personagem principal) a história ganha uma visão de mundo totalmente diference, um tanto inocente para um homem de 30 e poucos anos, tentando encontrar seu caminho de volta a "sanidade social". Jornada essa que ele divide ao lado de uma mulher alguns anos mais velha que ele, viúva, e sem "papas na língua".

→ O roteiro: para os amantes da leitura, não é novidade nenhuma que o livro é sempre melhor do que o filme, pelo menos comigo sempre foi assim. O livro nos permite ir mais além, pois hipoteticamente nós somos os diretores, nós damos rosto e forma aos personagens, e deixamos nossos sentimentos se misturarem com os deles. Mas David O. Russel nos surpreende dando um toque de comédia, ao que poderia ser o maior drama de todos os tempos. Embora tenha sentido falta de alguns diálogos que só vi no livro, eu não poderia imaginar outro roteiro para o filme.

→ O elenco: recheado de grandes atores o elenco de SLP conta com Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Jacki Weaver, Chris Tucker e a eterna Kat Stratford (10 coisas que eu odeio em vocêJulia Stiles.



Bradley Cooper, foi escolhido para o papel pois já trabalhou com Russel anteriormente, aliás ele está escalado para o próximo filme de Russel, Abscam, que tem data de estreia prevista para 13 dezembro de 2013. Podendo assim concorrer ao Oscar.

Jennifer Lawrence, se você ainda não entendeu o porquê Jennifer ganhou o Oscar de melhor atriz, eu explico. Tanto no livro como no filme a personagem de Tiffany além de ter seus 30 e quase 40 anos, ela é uma viúva que não está reagindo muito bem à morte prematura do marido e ao desemprego. Isso é algo que não está explicito no filme, mas nós podemos perceber isso através da atuação de Lawrence que traz por trás de cada frase e ação de Tiffany um passado de lembranças e de dolorosas perdas.

Robert De Niro, deu o toque certo de drama que o filme precisava, enquanto Chris Tucker trazia comédia em cada fala. Julia Stiles não aparece muito, para falar a verdade, mas isso não importa, porque ela sempre será a Kat Stratford para mim, desculpem, mas esse papel marcou ela.

→ Drama familiar: todo filme que anseia atrair o grande publico precisa ter medidas certas de drama, um drama familiar sempre atrai pessoas de diferentes idades, pois como dizem, família é tudo igual, o que muda é o endereço, a classe social e a cultura. Esse filme traz a tentativa de um pai de se reconectar com seu filho, assim com a de um filho "mentalmente perturbado" de se aceito pela família como um ser humano normal.


→ Romance e dança: música sempre traz mais vigor a vida e não seria diferente nos filmes, a música é responsável pelo clímax das cenas românticas, de suspense e ação. SLP traz muito mais que música e romance, ele traz a dança (eu particularmente AMO dança de salão, então) e com a dança vem a cura de dois corações que nem sabiam o quanto precisavam um do outro até se reencontrarem em um outro ponto de suas vidas.


→ Lição de vida: certamente o filme assim como o livro (faço menção ao livro pois ele é diferente do filme em muitas partes, mas ambos são incríveis) trazem uma lição de vida incrível que nos mostra que se a vida não está funcionando da maneira que você tem vivido, você pode e deve recomeçar, reconstruir, reinventar.


Curiosidades: → Russell pretendia filmar a trama com Vince Vaughn e Zooey Deschanel nos papéis principais, mas decidiu dar uma pausa no projeto para dedicar-se ao filme The Fighter;
→ Quanto à Jennifer Lawrence, inicialmente Russell não acreditava que a atriz era adequada para o papel, depois que ela fez seu teste para o papel via Skype, o diretor mudou completamente de opinião;
→ SLP conseguiu um feito considerável: ser indicado em todas as 4 categorias de atuação do Oscar, o último filme que havia conseguido esse feito foi Reds, em 1981.



P.S: Para quem gostou de ver Cooper e Lawrence atuando juntos, temos uma ótima noticia: Lawrence também está escalada para o novo filme de Russel, Asbcam, cujo as gravações começam na próxima semana. Ansiosos?




Obs.: Comentários são bem-vindos!

1 comments:

  1. Que materia maravilhosa,Lu. Adorei! Nossa, eu perdi a conta de quantas vezes ja assisti este filme. Como dizem em Hollywood e a melhor "comedia" romantica desde Annie Hall do Woody Allen que revolucionou o genero. E a JLAW e considerada o talento mais impressionante que apareceu nas ultimas decadas. Ela causou quando conseguiu este papel, que estava sendo disputado pela Angelina Jolie que nao gostou nada de ter perdido para a jovem Jenn. Mas, sinceramente ninguem faria melhor que ela e Bradley. Lugar certo, hora certa! Como BCoop disse no making of do filme: this is a life changing experience. e foi mesmo! To super ansiosa para ver o proximo filme, acho que estreia ja em dezembro deste ano. E provavelmente os dois lindos voltarao contudo na Award season tb,ne?! Obrigada pelo artigo. To muito viciada no filme. apaixonada eu diria. Adorei!

    ResponderExcluir